top of page

Assuma o controle do tempo





A preocupação está quase sempre relacionada a algo que vai acontecer no futuro. Portanto, a percepção do tempo é parte fundamental da preocupação. Se você acredita que não há tempo suficiente, como resultado buscará por soluções imediatas. Essas diferentes pressões de tempo são quase todas auto impostas. O tempo é uma ideia e está relacionado àquilo que fazemos e esperamos fazer. Nossa sensação de urgência é totalmente subjetiva: é nossa ideia individual de algo que pensamos que precisa ser feito. A urgência está em nossas cabeças, não “lá fora”, na realidade. A preocupação é sempre uma fuga do momento e uma tentativa de controlar o tempo futuro. Para reduzir as preocupações, existem 5 maneiras para te ajudar, são


· Desligar a urgência

· Aceitar a impermanência

· Apreciar cada momento

· Melhorar o momento

· Expandir o tempo

· Planejar o tempo

Desligar a urgência

Você não precisa da resposta imediatamente, em muitos casos, se examinar as informações limitadas à sua disposição neste momento, você pode prontamente concluir que não conseguirá a resposta imediatamente. Focalize viver a vida no presente. Cada vez que tiver a sensação de urgência para saber de imediato sobre o futuro, volte a viver o presente dizendo: “Quais são as coisas construtivas e positivas que posso fazer neste momento?”. Se não conseguir a resposta para as perguntas que “precisa saber”, então faça algo em relação ao que sabe.


Aceite a impermanência

Aceitar que os sentimentos negativos são inevitáveis, mas também impermanentes. Se os sentimentos são impermanentes, se são transitórios, então por que se preocupar com eles? Distancie-se do sentimento agora e veja-o passar gradualmente.


Aprecie cada momento

Pratique o desprendimento com atenção plena quando estiver dominado pela sensação de urgência de que algo deve acontecer neste exato momento. Apenas distancie-se da urgência de controlar e modificar as coisas, e simplesmente descreve sua reação a ela nos mais minuciosos detalhes de suas sensações, ficando no presente. Concentre-se onde sente a tensão e a urgência. Afaste- se e observe. Veja a tensão aumentar, estabilizar-se em um platô e diminuir. Tente descrever para si mesmo o que vê e sente. Enquanto fica no presente, perceba que um novo momento começa e também passa. À medida que deixa de controlar e observar cada momento, você se preocupa menos.


Melhorar o momento

Pergunte a si mesmo: “O que seria bom neste momento?”. Talvez um banho de espuma fizesse bem, ou ouvir música, ou ler poesia. Você pode assumir o controle do tempo começando no presente. Perca-se nos detalhes do momento, o que vê, sente, ouve, cheira. Caminhe lá fora e olhe à sua volta. Se há árvores e grama, observe-as mais de perto. Perceba as diferentes formas e cores das folhas. Olhe para o céu. Repare nas nuvens. Fique no agora, perdendo-se enquanto melhora o momento. Você não mais vive no futuro. Está agora no presente, que está ficando melhor. Você não controla o futuro, mas pode tornar este momento melhor do que poderia ter sido. Conforme melhora o momento, suas preocupações desaparecem. Elabore uma lista de maneiras para melhorar o momento: caminhar, dedicar-se a um hobby, acariciar o gato, ver fotografias, assistir a um filme especial.


Planeje o tempo


Assuma o controle do tempo por meio de cinco ações:

1. Desenvolver um plano de horários


Organize seus compromissos e examine suas atividades “extra-tarefa” que consumem tempo.


2. Dar-se tempo suficiente.

Quanto tempo você realmente demora para cada atividade do seu dia?


3 Registrar os aspectos positivos.

Dar mais crédito a si próprio pelas realizações pelo que fez, não o que deixou de fazer.


4. Aprender a dizer não.

Evita você se sentir sobrecarregado e preocupado.


5. Usar o tempo de outra pessoa.

Aprenda a delegar e tarefas e pedir ajuda.

Quando você se distancia do tempo e colocá-lo em perspectiva, consegue vivenciar o presente, suas preocupações quanto ao futuro que se aproxima rapidamente irão sumir.

Referência: Como Lidar Com As Preocupações: Sete Passos Para Impedir Que Elas Paralisem Você – Robert L. Leahy


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page