top of page

As piores maneiras de lidar com a preocupação

Atualizado: 1 de nov. de 2022






As preocupações persistem por causa das maneiras pelas quais tentamos nos livrarmos dela, selecionei alguns exemplos de como manter a preocupação alta.


1. Buscar reasseguramento

Buscar reasseguramento não funciona, porque você sempre dúvida disso mais tarde, impede de aprender a conviver com a incerteza (elemento essencial na redução da preocupação).


2. Tentar suprimir os pensamentos

Supressão de pensamentos, envolve livrar-se de pensamentos negativos ou indesejados, no qual não funciona, pois não conseguimos eliminar pensamentos ou apagá-los da memória. A orientação é: Prestar atenção nele e não tentando suprimir, não é porque pensamentos algo, que vamos agir conforme.


3. Coletar informações

Quando se preocupa com algo, você pode procurar e coletar tantas informações quanto conseguir a respeito disso, entretanto tratar-se de uma seleção tendenciosa de fatos, isso ocorre porque você busca informações para confirmar as crenças negativas, vê tendências que não existem, superestima riscos e usa informações irrelevantes.


4. Checar repetidamente

Você tenta reduzir a ansiedade checando para se certificar de que tudo está em ordem, entretanto alimenta a ideia de: “Não suporto a incerteza”. Pode até reduzir a ansiedade um pouco naquele momento, mas depois checa novamente.


5. Evitar desconforto

Uma estratégia muito comum para lidar com as preocupações é evitar ou procrastinar coisas que o tornam ansioso ou preocupado, sendo assim qualquer desconforto é evitado e mantido.


6. Alienar-se com bebida, drogas, sexo, compras, jogos ou comida

Alienar-se significa que você não consegue lidar com preocupações ou sentimentos, então busca formas de alivio, mas o problema é que não conseguirá descobrir o que o está aborrecendo de fato nem resolver os problemas.


7. Preparar-se demais

Superpreparação não funciona porque jamais é possível ficar totalmente preparado, sempre vai haver imprevistos.


8. Usar comportamentos de segurança

Quando nos sentimos preocupados ou ansiosos, usamos “comportamentos de segurança”. Formas para sentir momentaneamente a salvo e seguros, entretanto você não consegue lidar com a preocupação.


9. Tentar causar sempre boa impressão

Se acredita ter sempre que impressionar as pessoas, você vai antecipar o julgamento pelos críticos mais severos, com preocupações correspondentes.


10. Ruminar e remoer indefinidamente

Quando rumina, você fica remoendo as coisas repetidamente, você se torna internamente focado nos sentimentos ruins.


11. Exigir certeza

Não há certeza em um mundo incerto, procurar certeza garantirá apenas uma coisa: mais preocupação. Viver com a incerteza é viver no mundo real.


12. Recusar-se a aceitar o fato de que tem “pensamentos loucos, ruins, negativos ou violentos”

Os preocupados tendem ainda a acreditar que seus pensamentos conduzirão à ação (fusão pensamento-ação). Se você tem pensamentos ou imagens violentos, a verdadeira questão é se vai agir de acordo com eles. Se não agir, os pensamentos nada dizem acerca de seu caráter. Ou de quem você é. Lutar para se livrar dos pensamentos, em vez de reconhecer que são normais, apenas aumenta a preocupação. É bastante útil perguntar-se: “Quantas vezes tive pensamentos ‘loucos?’” durante sua vida e “Quantas vezes as previsões se realizaram?”.


Agora que você sabe o que não deve fazer para lidar com a preocupação, terá de aprender a romper com esses maus hábitos, os quais você concebe como “soluções”.


Referência livro: Como Lidar Com As Preocupações: Sete Passos Para Impedir Que Elas Paralisem Você – Robert L. Leahy

https://open.spotify.com/episode/1DGZT4NM0NkAOeOBGDPtUf



12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page